02 dezembro 2013

0
Terceiro dia da novena

"Não percam o ânimo, tenham FÉ".( Hebreus 10,39)

Ontem, 01/12/2013, terceira noite da novena em preparação para a festa de Nossa Senhora de Conceição do Jacuípe, tivemos como pregador/ celebrante o Frei Mário Sérgio, paróquia Santo Antônio dos Capuchinhos, que trouce o seguinte subtema: "Não percam o ânimo, tenham FÉ".( Hebreus 10,39).

Em primeiro instante o Frei Mário Sérgio comentou que estamos perto do tempo do advento (tempo liturgíco da Igreja), e que o advento é um convite a sobriedade e a viver o tempo de Deus. Logo depois começou a comentar as leituras do dia. E lançou uma reflexão que teve como referencia ao evangelho de São Mateus 24,37-44, onde perguntou se ainda estamos vivendo o tempo de Noé. Falou com propriedade que devemos ter a coragem e a ousadia de ouvir a palavra de Deus. Comentou também que a fé católica não deve ser vivida individualmente, mas em comunidade. Lembrou aos fiéis a importância do Domingo, como o dia de louvar ao Senhor Jesus e não apenas um dia de folga do trabalho ou de simplismente lazer. Reforçou, também, que a fé Cristã não é individualista e se manisfesta na comunidade.

O Frei, agora, lembra da passagem bíblica, em que os discípulos estão na barca e barca prestes a virar, e Pedro avista Jesus e vai ao seu encontro, mas ao primeiro passo sobre a água começa a afundar. Trazendo a lição que não devemos perder a fé o ânimo por conta das dificuldades. Além de trazer a constatação de quem tem medo não tem fé. Fala ainda que a palavra de Deus nos convida a ter fé para restaurar nosso ânimo.

Já no final da sua homilia o Frei nos deixou um conselho que é muito importante na vida do Cristão: Colocar nossa confiança em Deus e não em homens. Chamou a atenção dos fiéis a não ser Cristãos fracos, sem coragem, mas o contrario. Para finalizar sua homilia convidou a todos os fiéis a por a mão em seus corações e orar, pedindo a Deus ânimo, coragem e força. Logo depois convidou novamente aos fiéis a pegar na mão do irmão ao lado e junto a ele orar com confiança e fé.

O Frei Mário Sérgio, nos deixou uma mensagem muito importante, fazendo-nos parar para refletir como anda a "Saúde" da nossa fé, e como restaura-lá se não estiver saudável.

By: Reinan Santos de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário