2

Doutrina da Igreja

Porque meu povo perece por falta de conhecimento (Oséias 4,6) 


Respostas da Bíblia às acusações contra a Igreja Católica
Porque meu povo perece por falta de conhecimento (Oséias 4,6) 
Os bispos latino-americanos, reunidos com o Papa João Paulo II em Santo Domingo, em outubro de 1992, reconheceram que o avanço das seitas é um sério desafio para o catolicismo na América Latina, e recomendam "instruir amplamente o povo, com serenidade e objetividade, sobre as respostas que devem dar às injustas acusações contra a Igreja Católica". Devemos ter cuidado com os falsos profetas (2 Pd 2,1-2) e estar sempre pronto para dar razões de nossa fé (1 Pd 3,15).
Já no primeiro século São Pedro escreveu aos fiéis, advertindo-os: "Assim como entre o povo ( de Israel ) houve falsos profetas, do mesmo modo haverá também entre vós doutores, que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas sua desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado..."( II Pd 2,1 -2). Esta página é para ajudar o povo católico a defender-se destas injustas acusações, e saber rechaçá-las, fornece-lhes este livrinho as respostas bíblicas na sua verdadeira interpretação, baseada na tradição apostólica. Com isso queremos colaborar na realização do ardente desejo de Jesus.

SOU CATÓLICO. VIVO MINHA FÉ

Este texto é um resumo da obra produzida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. A obra completa revista e ampliada na sua 2a edição pode ser pedida à CNBB pelo e-mail edicoescnbb@cnbb.org.br

DICIONÁRIO DA FÉ
Aprenda a defender a sua fé católica - Este site tem muitos subsídios para fundamentar sua fé e a ajudá-lo a responder as calúnias e injustiças feitas à nossa Igreja

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPENDIO
Em forma de perguntas e respostas, trata-se de uma versão popular, breve e direta da doutrina da Igreja, ou seja, daquilo que ela crê e vive. Muitos católicos já não sabem mais o que a Igreja ensina nem em que crê. Como poderão transmitir aos outros o que nunca receberam? "O objetivo do Compêndio é proporcionar aos católicos e outras pessoas interessadas uma explicação clara e direta da doutrina da fé católica, sem entrar em discussões ou exposições teológicas. Estas são necessárias e recomendáveis, mas em segundo momento e em outro tipo de texto. As crianças e o povo simples não têm condições de absorver longas e doutas argumentações, mas precisam e desejam conhecer o que a Igreja ensina sobre a fé, a conduta moral, a relação com o mundo, a oração e a mística dos cristãos católicos. Para os espíritos sedentos de mais conhecimentos, depois de ouvir da Igreja a explicação essencial sobre aquilo que ela ensina e em que crê, fica aberto o caminho para a leitura dos escritos teológicos especializados" (Dom Odilo Pedro Scherer, Bispo Auxiliar de São Paulo e Secretário Geral da CNBB).

2 comentários:

  1. QUERO LOUVAR A DEUS PELO DOM DA VIDA DE PE. JOÃO EUDES QUE COM AMOR DESDE QUE AQUI CHEGOU ESTÁ A NOS INSTIGAR E INCENTIVAR AO USO PERMANENTE DA SAGRADA ESCRITURA (A BÍBLIA), E NOS ALIMENTANDO COM A PALAVRA, ATÉ POR QUE O PROPRIO EVANGELHO DIZ: - NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM, MAIS DE TODA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS. PARABÉNS PE. JOÃO PELO SEU TRABALHO E CARINHO DEDICADO A NÓS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela participação em nosso blog

      Excluir