02 dezembro 2013

0
Segundo dia da novena

"Permanece FIRME naquilo que aprendestes e crestes"(2º Timóteo 3,14)

No dia 30/11/2013, no sábado, realizou-se a segunda noite da novena em preparação para a festa de Nossa Senhora de Conceição do Jacuípe. Nessa noite o pregador/celebrante foi o Padre Edimundo A. dos santos, paróquia Santo Antônio de Tanquinho, que teve como subtema: "Permanece FIRME naquilo que aprendestes e crestes"(2º Timóteo 3,14).

Em primeiro instante, o Padre Edimundo comentou a leitura do dia. No desenrolar de sua  explanação do texto bíblico trouce uma reflexão: "...como falar de Deus, se o coração não tem Deus". Nos propondo um exame de consciência. Comentou também que as vezes invocamos o "encardido" incosciêtimente, quando falamos coisas ruins, como xingamentos e outras palavras de baixo calão, e nos damos mal. Deixando claro que o que sai da nossa boca vem do coração, e devemos estar cheios de Deus para falarmos de Deus. Depois nos deixou outra reflexão, agora, fazendo referência ao medo que as pessoas têm de assumir o reino de Deus em suas vidas. E comentou sobre como as pessoas querem as coisas sem trabalho e fácil, e que isso as prejudica muito.


Em segundo instante Trouce-nos o exemplo dos antigos e de nossos antepassados, que tinham um zelo pela sua fé e devoção aos Santos, e que as transmitiam aos seus filhos. Fato esse que o Padre Edimundo colocou para vermos a importâncias de conservar nosso fé e devoção aos Santos, e além disso a importância de se rezar em família. Comentou também, que conservar os bons costumes ajuda a preservar a fé. 

Logo depois contou uma música de Padre Zezinho, que falava sobre a nova arquitetura das casas, que não tinham mais o "quarto dos Santos", que eram antigos cômodos onde se tinha um altar para se rezar. E reforçou a ideia de que a palavra de Deus nos da sabedoria. Deixou-nos um conselho, que dizia para retomamos o caminho para a verdadeira fé, e não sair. Também falou que diante das dificuldades não devemos enganar os outros para proveito próprio, e não deixar-nos ser enganados, mas não deixar ser vencidos pelas dificuldades e confiar no Senhor.

Em seguida, já no finalzinho da sua homilia, deixou a um benção sobre os fieis e deu outro conselho: dizendo que devemos reavivar nossa devoção aos Santos. Disse também que a família que reza unida permanece unida, e através da oração não abre portas para coisas ruins. Por fim terminou a sua homilia citando uma passagem de uma carta de São Paulo a Timóteo (4,7), que dizia: "..combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé". Convidando-nos a fazer o mesmo e não desanimar frete aos problemas que nos aparecem.


By: Reinan Santos de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário